XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG

22/07/2012 19:00

Belo Horizonte – 22 a 28 de julho de 2012

UFMG – Campus Pampulha

Tema: Entre escalas, poderes, ações, Geografias

 

Encontro Nacional de Geógrafos (ENG) tem se constituído como o principal evento da Geografia brasileira. Próximo de sua décima sétima edição, o ENG, além de congregar o maior número de participantes em torno das questões da Geografia, também é um momento de avaliação, debate e encaminhamentos do pensar e do fazer em Geografia, em diálogo profundo com a Universidade, Entidades de Pesquisa e de Representação, e com Movimentos Sociais.

O ENG é o evento de maior participação da comunidade geográfica brasileira, produzindo-se como espaço de intensa reflexão em torno das questões que tangem a Geografia, em especial em relação às principais problemáticas que envolvem a produção do espaço brasileiro. Da mesma forma, é o momento em que a Geografia, em diálogo também com outras áreas do saber, se mostra e se reflete em um conjunto de atividades.

 

Objetivos

A finalidade principal do Encontro Nacional de Geógrafos é congregar a comunidade geográfica brasileira, envolvendo-a em um conjunto de atividades e discussões que possibilitem avaliar, discutir e encaminhar questões pertinentes à ação e ao pensamento geográfico no Brasil. Seus principais objetivos são constituir-se como espaço de reunião da Geografia brasileira (professores, pesquisadores, alunos e sociedade em geral), em intenso debate sobre práticas e concepções geográficas, e ser um momento de profunda troca de experiências e saberes, contribuindo para o avanço da Geografia tanto na Universidade como em toda a sociedade. 

 

Ênfases dessa edição

O XVII Encontro Nacional de Geógrafos, a ser realizado em Belo Horizonte entre os dias 22 e 28 de Julho de 2012 tem como tema “Escalas, poderes, ações, geografias” e será realizado no Campus da Universidade Federal de Minas Gerais. Organizado pelas Seções Locais da AGB através das Reuniões de Gestão Coletiva, esta edição terá a presença marcante de movimentos sociais e populares em várias de suas mesas de debate, numa tentativa de dialogar e articular o conhecimento produzido a partir da Geografia com os saberes construídos nas lutas populares ao redor do país.

 

Participantes

Professores universitários, estudantes de graduação e de pós graduação de Geografia ou de áreas afins, professores da educação básica, militantes de movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos, geógrafos e não geógrafos, associados ou não à AGB e demais interessados.

 

Periodicidade

Os Encontros Nacionais (a cada dois anos) e os Congressos (a cada 10 anos) têm sido consolidados como os mais importantes Eventos da Ciência Geográfica no Brasil. O ENG tradicionalmente tem se constituído num espaço de reflexão geográfica, política, social e cultural sobre os grandes temas nacionais e a AGB, como entidade representativa dos geógrafos brasileiros, promove essas discussões, socializando-as com toda a comunidade e com a sociedade em geral. O número de participações tem aumentado a cada evento. Tanto os Encontros quanto os Congressos promovidos pela AGB têm recebido um número crescente de participantes de todo Brasil e de outros países latino-americanos. Nos últimos cinco eventos reunimos 3.000 pessoas em João Pessoa/PB (2002), 3.800 pessoas em Goiânia/GO (2004); 1.500 pessoas em Rio Branco/AC (2006), 5.000 pessoas em São Paulo/SP (2008) e 5.500 em Porto Alegre/RS (2010).

 

Quem Promove

A Associação dos Geógrafos do Brasil, em cumprimento ao seu Estatuto, vem construindo a décima sétima edição do Encontro Nacional de Geógrafos. Conforme estabelece o seu Estatuto, o processo de construção dos Encontros da AGB resulta de discussões e aprovações em Reuniões de Gestões Coletivas (RGCs), de propostas trazidas pelos(as) delegados(as) das seções locais.

 

Sobre a Associação dos Geógrafos Brasileiros 

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) tem como missão central o desenvolvimento da Geografia brasileira, representando a Geografia e o pensamento de seus sócios junto à sociedade, congregando os geógrafos e os estudantes de Geografia para o fortalecimento da ação e do pensamento geográfico.

Os objetivos centrais da AGB são: promover o desenvolvimento da Geografia no Brasil, pesquisando e divulgando assuntos geográficos, principalmente brasileiros; estimular o estudo e o ensino da Geografia, propondo medidas para o seu aperfeiçoamento; promover e manter publicações de interesse geográfico, em especial; manter intercâmbio e colaboração com outras entidades dedicadas à pesquisa geográfica ou de interesse correlato, ou ainda à sua aplicação, visando o conhecimento da realidade brasileira; congregar os geógrafos e os estudantes de Geografia do país para a defesa e prestígio da classe e da profissão; promover encontros, congressos, exposições, conferências, simpósios, cursos e debates, bem como o intercâmbio profissional mantendo contato com entidades afins, no Brasil e no exterior, de modo a favorecer a troca de observações e experiências entre seus associados; procurar representar a Geografia brasileira e o pensamento de seus sócios junto aos poderes públicos e às entidades de classe, culturais ou técnicas.