Carta da AGB Nacional pelo dia do Geógrafo

29/05/2017 18:03

CARTA AOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

 
 

    Quem se dedica a ensinar as dinâmicas atmosféricas e explicitar os processos de formação das chuvas e como elas alteram nossa vida, nosso cotidiano e interferem nas formas de reprodução da vida social e natural? Quem aponta os elementos centrais que alteram o clima, tais como a latitude, a altitude, a precipitação, a temperatura, entre outros e que reflete com os estudantes sobre os resultados que emergem, quando tais fenômenos atmosféricos se apresentam com intensidade ou escassez? Neste momento, esse profissional, de forma dialógica, faz os alunos descobrirem que das chuvas intensas emergem a ausência de obras públicas de drenagem, as formas desiguais de ocupação do espaço, os fatores da renda da terra, da especulação imobiliária, as ocupações “irregulares” de fundos de vale ou das vertentes, e que resultam em movimentos de massa, e se desdobram em mortes que assolam as famílias desamparadas e desabrigadas.

 

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