NOTA DE REPÚDIO

11/12/2013 09:13
NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA
E DE APOIO AOS POVOS INDIGENAS
 
As entidades abaixo relacionadas vêm publicamente manifestar seu repúdio contra o chamado "leilão da resistência", contra as supostas ameaças de morte feitas ao presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e contra toda forma de violência física e simbólica aos povos indígenas.
A realização de leilões para supostamente financiar a contratação de milícias armadas para atuarem nas propriedades onde os indígenas reivindicam seus territórios tradicionais, exacerba as situações de violência contra os povos originários, transformando os campos sul-mato-grossenses em palco de guerra.
As ameaças de morte efetuadas contra o presidente da FETEMS, bem como a intolerância étnico-racial e toda forma de violência contra os povos originários, explicitam a face arcaica e perversa de como a questão agrária é tratada em Mato Grosso do Sul, onde a terra, como negócio, é compreendida como sendo mais importante do que a vida de seres humanos.
A situação de ameaças e violências também são expressão da omissão do Estado brasileiro, sobretudo do Governo Federal (em especial do Ministério da Justiça) e do governo estadual, que tem apresentado comportamento inconsistente sobre a questão.
Que todas as formas de ameaça e violência sejam apuradas e os responsáveis devidamente julgados.
Pela DEMARCAÇÃO IMEDIATA DAS TERRAS INDÍGENAS!
 
 
Dourados - MS, 11 de Dezembro de 2013.
 
Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB-Dourados) - DCE/UFGD - DCE/UEMS - SINTA/UEMS - SISTA/UFGD - Sindicato ADUEMS - Sindicato AdufDourados – MMM - Marcha Mundial das Mulheres (MMM) - Movimento Sem Terra (MST) - Movimento Popular de Mulheres (MPM) – SINTRAE- Sul/Dourados – Sindicato Dos Eletricitários (SINERGIA) – Sindicato. Dos Trabalhadores em Correios (SINTEC) – Sindicato Dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação – Sindicato Dos Trab. em Telecomunicações – (SINTTEL) – Sindicato dos Vigilantes de Dourados – Sindicato Dos Trab. em Previdência (SINTSPREV) - Sindicato Comerciários de Dourados (SECOD) - Sindicato dos Bancários de Dourados e Região (SEEBD) - Sindicato do Moto taxistas de Dourados- Movimento do Trato da Coisa Publica (METRA) - Comissão Indigenista Missionária (CIMI) – Associação de Mulheres Indígena de Dourados (AMID) – Associação dos Quilombolas de Itahum – Sindicato Dos Trabalhadores em Enfermagem (SIEMS) – Sindicato Dos Trabalhadores Rurais de Dourados - Sindicato Dos Trab. em Empresas de Asseio e Conservação – Sindicato Dos Servidores Municipais de Dourados (SINSEMD) - SIMTED/Dourados - Sindicato da Construção Civil de Dourados.